NOVO ENDEREÇO WEB: // NUEVA DIRECCIÓN WEB:

Nosso site mudou de endereço. Clique AQUI para visitar-nos! // Nuestro sitio cambió de dirección web. ¡Haga clic ACÁ para visitarnos!

sábado, 19 de marzo de 2011

Mãe de adolescente

Filha adolescente é fogo... eu to estreiando no papel de mãe de adolescente. Como agir? Sigo o coração, faço o que penso que é o melhor para manter as coisas “sob controle”, se é que é possível manter algum adolescente sob controle. Hoje minha casa se encheu de amigas da minha filha, todas adolescentes. Sentei com elas para conversar. Fazer o que? Sairam para comprar bebida escondida no quiosque. Disseram que iam comprar chiclete. Não acreditei, óbvio. Levei minha filha pra cozinha e perguntei o que tinham ido comprar. De cara ela me disse, não mentiu. Ponto para ela. Tive o privilegio de ser premiada com a verdade. O que eu fiz? “Bebam aqui, vai beber escondido pra que?”. Antes, obviamente, inspecionei a bebida. Queria ver se era forte... Tomaram, conversamos, fiz mil perguntas, e elas me acharam “o máximo”. Que achem! Melhor se eu as tiver “por perto”. 
Sai daqui para leva-las a boate. Ao chegar lá, uma delas vomitou - e muito! O que fazer? Levo de volta...? Minha filha só me agradecia. Não entendi ainda o que ela agradecia. Terá sido a minha presença? Eu não brigar com ela? Minha unica condição para ela é que a verdade seja dita sempre. E enquanto a verdade for dita, eu vou dando liberdade, aos poucos. No dia em que eu pegar uma mentira, corto tudo, ela sabe disso. Quer beber? Beba, com responsabilidade. Sempre a lembro que ela tá por conta dela na noite e que se ela estiver inconsciente, será pior pra ela, e só pra ela. Eu não estou lá para defende-la, portanto, ela precisa poder fazer isso sozinha. E ela parece entender, tem parecido responsavel...
Não tenho como controlar nem proibir nada, essa é a verdade. E antes que ela faça o que quiser longe dos meus olhos, que faça com medida perto. Se não tenho como impedir, quero pelo menos acompanhar. E sei que pros filhos a “benção” da mãe é importante. Portanto, essa é a “troca”: eu dou a minha benção em troca da verdade, e sempre que ela cumprir o combinado. A idéia é que ela vai pedir muito, eu vou oferecer muito menos, e vamos chegar a um meio termo. Se esse é o caminho? Nem idéia. É a primeira vez que vivo isso. Depois eu venho aqui e conto se essa “fórmula” serve...

No hay comentarios.: