NOVO ENDEREÇO WEB: // NUEVA DIRECCIÓN WEB:

Nosso site mudou de endereço. Clique AQUI para visitar-nos! // Nuestro sitio cambió de dirección web. ¡Haga clic ACÁ para visitarnos!

lunes, 26 de julio de 2010

Quanto voce tem sido feliz na sua vida?

Porque tantas vezes a felicidade é algo tão difícil de alcançar? Ela dança em frente aos nossos olhos e muitas vezes somos incapazes de capturá-la. Às vezes a vivemos e, num piscar de olhos, ela não está mais lá. Às vezes, pensamos que a estamos mantendo e, na verdade, a estamos desperdiçando. Por que fazemos isso? Por que nós, seres humanos que lutam arduamente por esta tão desejada felicidade, agimos de maneira tão devotada a perde-la justo quando a percebemos diante dos nossos olhos?

A felicidade deveria ser fácil. É naqueles pequenos momentos especiais que vivemos que ela ocorre. Basta vivê-la, sem se preocupar como vai ser no futuro, ou porque não foi diferente no passado ... não vale a pena nem mesmo tentar compreender como fomos tocados por esse momento feliz ... temos apenas que vive-lo. Toda vez que nos preocupamos em não ser infelizes agimos de uma forma que acaba trazendo a infelicidade para gente. Espantamos essa pessoa ou evento que é a razão pela qual estamos atualmente felizes. Então... me pergunto: será que estamos realmente com medo de não ser feliz algum dia, ou é a felicidade que realmente nos assusta?

Meu palpite é que nunca fomos ensinados a ser felizes. Fomos ensinados a ser ambiciosos, fomos ensinados a buscar mais pras nossas vidas, fomos ensinados a ser boas esposas, fomos ensinados a ser bons pais, mas nunca fomos ensinados a nos entregar a cada momento feliz que vivemos, valorizando-o como algo tão especial e único como ele realmente é!

Soa como poesia, eu sei, mas não é poesia, eu não sou poeta, e acho que jamais poderia se-lo. Sou apenas uma observadora da minha vida e da vida dos outros, e isso sempre me faz pensar, questionar... Sou uma questionadora da vida, não poeta. E vejo, muitas vezes, pessoas que têm coisas que as fazem felizes em suas vidas desperdiça-las por razões que nem mesmo elas entendem. Apenas desperdiçam a própria felicidade! E então se arrependem! Por que elas fazem isso? Eles não sabem porque agem assim, mas terminam semeando uma vida de arrependimentos, sentindo falta daquelas coisas que tinham, vivendo cada minuto na base do "o que seria se eu tivesse ...?" ou "como poderia ter sido se ...?", quando o único lugar que tinha que ter estado para não perder aquele momento era no próprio momento, no presente, porque este é o único lugar que temos de verdade.

Para a felicidade não há uma fórmula, nem um manual. A felicidade também não é um lugar. Não sei se há passos a seguir para chegar lá. A felicidade pode ser muitas coisas! Hoje a minha filha mais nova me acordou com os braços abertos, um sorriso enorme no rosto e um abraço muito gostoso, me cobrindo de beijos, e isso foi a a felicidade para mim. O resto do dia foi uma porcaria, mas toda vez que eu lembrava daquele momento, eu era feliz. O que é felicidade para cada um de nós?

Acredito que a felicidade é conhecer a si mesmo, conhecer nossas falhas e fortalezas, assim não nos tornamos nosso inimigo número um, sabotando cada coisa boa que temos em nossas vidas, inconscientemente. Sim, o caminho para conhecer a si mesmo é longo e difícil. Viver na ignorância é mais fácil. Mas nada é mais gratificante do que saber quem somos e porque agimos da maneira como agimos, para que possamos intervir naquilo que não nos convem! É um caminho árduo, mas gratificante.

Também podemos facilitar nosso caminho para a felicidade se pudermos parar de estabelecer objetivos tão elevados. Não se trata de resignação, mas sim de ser capaz de ser feliz com as coisas que já temos, apesar das coisas que ainda não conseguimos. Podemos continuar trabalhando sobre essas coisas, mas isso não significa que não podemos desfrutar do passeio e ser feliz ao longo do caminho.

Felicidade pra mim também é estar com meus amigos. Eu aprecio cada momento que passo com eles. Eles são a família que eu escolhi, fazem a minha vida completa! Eu os amo, e estou muito feliz quando eles estão por perto.

Eu não sou ninguém para ensinar um caminho para a felicidade. Eu também estou buscando o meu próprio caminho. Mas eu já vivi um bocado de coisas - espero que ainda tenha muito para viver - e aprendi algumas lições. A mais importante foi que uma vida feliz pode ser muito mais fácil do que pensamos. Fui feliz muitas vezes. Alguns desses momentos eu estraguei por causa das minhas preocupações inúteis sobre coisas que estavam fora do meu controle, outros se perderam por algum motivo que eu nunca fui capaz de compreender completamente. Mas eu nunca parei de buscar uma maior compreensão deste mecanismo que se passa na frente dos nossos olhos, em silêncio, e nos torna reféns de um destino que supostamente deveríamos criar a cada minuto.

Como voce tem criado a sua vida e seu futuro? Acredito que construimos a vida que queremos viver, apesar das circunstâncias, e de acordo com elas. Acredito em fazer cessões, mas não acredito em conformismo. Acredito em dividir experiências e em que se aprende com a experiência dos outros... E como prova de que eu acredito, aqui está o meu blog, onde vou compartilhar minhas experiências boas e ruins ao longo da vida. Espero que possamos ajudar uns aos outros a chegar a um lugar melhor.

Vejo você por aí!

No hay comentarios.: